dor abdominal

4 possíveis causas de dor abdominal

A dor abdominal é um sintoma comum a uma série de doenças completamente distintas. Por isso, apenas por esse desconforto não é possível fechar o diagnóstico do paciente, exigindo um aprofundamento no seu histórico de saúde e na presença de outras patologias.

Você já sofreu ou ainda sofre com esse sintoma? Conhece as principais causas que podem provocá-lo? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, separamos as condições que têm a dor abdominal entre os seus sintomas.

O que pode causar a dor abdominal?

Diferente do que muitos pensam, a dor abdominal não está ligada apenas a algum distúrbio no estômago. Isso porque, na região do abdômen existem vários outros órgãos que podem ser acometidos por uma doença e, consequentemente, provocar esse incômodo. 

Então, para que você tenha uma breve noção das possibilidades de condições que podem causar essa dor, preparamos uma lista com algumas das doenças que podem provocar esse desconforto. 

1) Refluxo e gastrite

O estômago faz parte do sistema digestivo e está localizado abaixo do diafragma. Entre suas diversas funções, está a produção do suco gástrico. Esse líquido atua na digestão dos alimentos, ajudando a prepará-los para serem absorvidos pelo intestino.

Quando ocorre alguma anormalidade no seu funcionamento, pode causar dor abdominal. Entre as doenças mais recorrentes, estão o refluxo gastroesofágico e a gastrite. No primeiro caso, o quadro ocorre quando o suco gástrico retorna para o esôfago, causando irritação na região. 

Ainda, o refluxo pode ter origem em uma fraqueza muscular ou em uma hérnia de disco.  Já a gastrite é uma inflamação estomacal provocada pela bactéria H. pylori ou por estresse, tabagismo, uso excessivo de medicamentos, entre outros.

2) Pancreatite

O pâncreas é uma glândula que também integra o sistema digestivo e tem como principais tarefas: utilizar o suco pancreático para a digestão das gorduras e fabricar os hormônios insulina e glucagon.

Geralmente, a dor abdominal oriunda do pâncreas é caracterizada como uma dor intensa em faixa, sendo percebida no meio do abdômen. Esse desconforto costuma ser causado pela pancreatite.

Trata-se de uma condição que ocorre quando há um inchaço, inflamação ou infecção do pâncreas. Pode ter origem no consumo excessivo de álcool e na ingestão recorrente de alimentos gordurosos.

3) Apendicite

O apêndice é um tubo anexo ao intestino grosso que só costuma ser lembrado quando há a tão temida apendicite, uma inflamação que se caracteriza por uma dor abdominal de intensidade variável e localizada na parte inferior direita do abdômen. 

4) Doenças hepáticas

O fígado é um órgão muito importante para o organismo e desempenha mais de 200 funções. Entre suas principais funções, estão: auxiliar na digestão dos alimentos, produzir a bile, sintetizar o colesterol e metabolizar algumas substâncias nocivas.

Quando a dor abdominal tem origem no fígado, pode ser causada por alguma doença hepática, tais como, edemas, tumores malignos no órgão ou nas suas estruturas ou uma inflamação hepática. Essa dor se manifesta na parte superior direita do abdômen.

Outras condições que podem causar dor abdominal

Além de todas essas possíveis causas de dor abdominal, existem outras condições que podem ter alguma relação, como, por exemplo, acúmulo de gases, má digestão, intoxicação alimentar, constipação, intolerância alimentar, parasitoses, diarréia e infecção urinária.

Então, caso sinta essa dor abdominal constante, não perca tempo e procure um médico. Com a leitura deste post, você já tem uma breve noção das possíveis causas. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de resolução do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp