Manter um estilo de vida saudável após a retirada da vesícula é fundamental e isso envolve cuidar da alimentação.
A vesícula tem a função de armazenar a bile, que ajuda no processo digestivo de gorduras provenientes de uma simples refeição da sua rotina.
Quando ocorre a retirada da vesícula, o suco biliar, que é produzido no fígado, vai diretamente para o intestino. Contudo, em pequenas quantidades.
O resultado disso, é o processo ineficiente da digestão, deixando o intestino mais sensível a alimentos gordurosos.
Por isso, é importante planejar uma dieta evitando o consumo dos 8 alimentos informados a seguir, após a retirada da vesícula.
1. Batata frita
A preparação desse prato envolve, além do corte em fatias ou palitos, o cozimento em banha ou óleo comercializado.
Esse prato é um vilão para um organismo sem a vesícula biliar, devido ao alto teor de gordura usado na sua preparação.
Você pode trocar o processo de fritura, assando no forno. Nem sempre fica igual às batatas fritas com óleo, mas com certeza é mais saudável e contribui para a manutenção do peso corporal.
2. Pizza
A pizza é um prato que envolve diversos ingredientes. Na maioria das vezes, o ingrediente base é o vilão de um organismo sem vesícula.
O queijo derretido tem alta concentração de gordura mesmo em pequenas quantidades, por isso deve-se evitar comer pizza, para diminuir as complicações digestivas após a retirada da vesícula.
Mas será que existe pizza saudável? Sim, você pode procurar opções saudáveis na culinária e modificar a quantidade dos ingredientes, deixando-a saborosa.
3. Fast food
Embora muitas opções de fast food sejam personalizadas, alguns alimentos podem conter óleo e gordura na preparação. Em alguns casos, uma gordura de baixa qualidade ou reutilizada.
Por isso, uma alternativa eficaz é optar por grelhados, sem uso de gordura.
4. Bacon
Um ótimo e delicioso acompanhamento em diversas refeições, mas um vilão para o organismo, devido ao excesso de gordura concentrada e também quando consumido em altas quantidades.
5. Linguiça
Linguiça, como qualquer outro embutido, deve ser evitada por vários motivos. Não apenas é um alimento com alto teor de gorduras, como também é carregado de sódio, o que prejudica as artérias.
6. Leite
O leite natural tem uma quantidade de gordura que pode significar bastante para aqueles que precisam evitar alimentos gordurosos.
É usado para várias finalidades na culinária, como na produção de pão, por exemplo. Alguns o usam para tirar o amargo do café preto. Entretanto, algumas pessoas podem ter desconfortos intestinais, mesmo consumindo pouco.
Existem opções de produtos e derivados do leite desnatado, que oferece o mínimo de gordura.
7. Sorvete
O sorvete tem como base a gordura hidrogenada. Esta causa a sobrecarga de lipídeos no intestino. Além do mais, mesmo que a quantidade por porção seja pequena, o teor da gordura é alto. Assim, seu consumo é contraindicado após a cirurgia.
8. Pele de frango e gordura animal
A maior concentração de gordura nos alimentos de origem animal está na parte superficial, ou seja, na pele. A carne em si, tem gordura intramuscular, mas sua quantidade é bem menos significativa do que em pedaços com gordura visível.
Em suma, é muito importante seguir as instruções do médico sobre a dieta após a cirurgia da vesícula biliar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!