vesícula

8 Alimentos para evitar após a retirada da vesícula

Manter um estilo de vida saudável após a retirada da vesícula é fundamental e isso envolve cuidar da alimentação. A vesícula tem a função de armazenar a bile, que ajuda no processo digestivo de gorduras provenientes de uma simples refeição da sua rotina. Quando ocorre a retirada da vesícula, o suco biliar, que é produzido no fígado, vai diretamente para o intestino. Contudo, em pequenas quantidades. O resultado disso, é o processo ineficiente da digestão, deixando o intestino mais sensível a alimentos gordurosos. Por isso, é importante planejar uma dieta evitando o consumo dos 8 alimentos informados a seguir, após a retirada da vesícula.

1. Batata frita

A preparação desse prato envolve, além do corte em fatias ou palitos, o cozimento em banha ou óleo comercializado. Esse prato é um vilão para um organismo sem a vesícula biliar, devido ao alto teor de gordura usado na sua preparação. Você pode trocar o processo de fritura, assando no forno. Nem sempre fica igual às batatas fritas com óleo, mas com certeza é mais saudável e contribui para a manutenção do peso corporal.

2. Pizza

A pizza é um prato que envolve diversos ingredientes. Na maioria das vezes, o ingrediente base é o vilão de um organismo sem vesícula. O queijo derretido tem alta concentração de gordura mesmo em pequenas quantidades, por isso deve-se evitar comer pizza, para diminuir as complicações digestivas após a retirada da vesícula. Mas será que existe pizza saudável? Sim, você pode procurar opções saudáveis na culinária e modificar a quantidade dos ingredientes, deixando-a saborosa.

3. Fast food

Embora muitas opções de fast food sejam personalizadas, alguns alimentos podem conter óleo e gordura na preparação. Em alguns casos, uma gordura de baixa qualidade ou reutilizada. Por isso, uma alternativa eficaz é optar por grelhados, sem uso de gordura.

4. Bacon

Um ótimo e delicioso acompanhamento em diversas refeições, mas um vilão para o organismo, devido ao excesso de gordura concentrada e também quando consumido em altas quantidades.

5. Linguiça

Linguiça, como qualquer outro embutido, deve ser evitada por vários motivos. Não apenas é um alimento com alto teor de gorduras, como também é carregado de sódio, o que prejudica as artérias.

6. Leite

O leite natural tem uma quantidade de gordura que pode significar bastante para aqueles que precisam evitar alimentos gordurosos. É usado para várias finalidades na culinária, como na produção de pão, por exemplo. Alguns o usam para tirar o amargo do café preto. Entretanto, algumas pessoas podem ter desconfortos intestinais, mesmo consumindo pouco. Existem opções de produtos e derivados do leite desnatado, que oferece o mínimo de gordura.

7. Sorvete

O sorvete tem como base a gordura hidrogenada. Esta causa a sobrecarga de lipídeos no intestino. Além do mais, mesmo que a quantidade por porção seja pequena, o teor da gordura é alto. Assim, seu consumo é contraindicado após a cirurgia.

8. Pele de frango e gordura animal

A maior concentração de gordura nos alimentos de origem animal está na parte superficial, ou seja, na pele. A carne em si, tem gordura intramuscular, mas sua quantidade é bem menos significativa do que em pedaços com gordura visível. Em suma, é muito importante seguir as instruções do médico sobre a dieta após a cirurgia da vesícula biliar. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp