A úlcera duodenal é uma ferida que surge nas paredes do duodeno, ou seja, no início do intestino delgado. Esta ferida pode ser profunda ou superficial, inclusive, nos casos mais graves, pode haver a perfuração do órgão.
Para que possa ser feito o tratamento adequado, é preciso realizar todos os exames solicitados pelo médico para saber a real situação do problema. Leia o artigo e saiba mais sobre os sintomas e os tratamentos da úlcera duadenal.
Alimentos que devem ser evitados
Para evitar a úlcera, é preciso reduzir ou até mesmo deixar de consumir os seguintes alimentos ou bebidas:
- refrigerante;
- café;
- bebidas preparadas com erva mate;
- bebidas alcoólicas;
- frutas e sucos cítricos;
- alimentos picantes.
É necessário também evitar o uso de anti-inflamatórios, parar de fumar e ter boa higiene em mãos e alimentos.
Sintomas da Úlcera Duodenal
Inúmeros são os sintomas da úlcera duodenal, porém eles variam de pessoa para pessoa. Os sintomas surgem quando a pessoa está com fome, nas primeiras horas da manhã, após transcorrido de 2 a 5 horas do consumo das refeições, ou durante a madrugada.
Infelizmente, o desconforto ou a dor por causa desta úlcera pode durar apenas alguns minutos ou até mesmo horas.
Alguns sintomas são:
- sensação de queimação na região do estômago;
- imensa dor abdominal acima do umbigo;
- azia depois das refeições;
- flatulência e arrotos;
- vômitos;
- náuseas;
- ausência de apetite;
- redução do peso corporal;
- fraqueza;
- excesso de fadiga
Tratamento
O tratamento a ser realizado dependerá da gravidade e da causa da doença.
- Tratamento da úlcera estável: nestes casos, normalmente é indicado o uso de bloqueadores da produção do ácido no estômago e de antibióticos se tiver presente a bactéria Helicobacter pylori.
- Tratamento de hemorragia da úlcera: alguns são os fatores de risco para hemorragia da úlcera, como histórico de úlceras, idade avançada, consumo de drogas, infecções por H. Pylori e fumo por muito tempo. Para constatar a existência de hemorragia da úlcera, é realizada uma endoscopia digestiva alta, também conhecida como EDA. O tratamento deste problema é feito por meio da aplicação de uma injeção de adrenalina ou coagulação térmica. Em alguns casos, são utilizadas as duas opções.
- Tratamento da úlcera perfurada: a úlcera perfurada causa imensa dor e leva a peritonite aguda. Justamente por isso é necessário buscar um especialista com urgência. No caso da úlcera perfurada, a única opção existente é o procedimento cirúrgico. Após a realização da cirurgia, é necessário fazer uma dieta leve e balanceada, manter constantemente o corpo hidratado por meio de água, sucos ou vitaminas.
Além disso, é aconselhável evitar momentos de estresse, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, entre outros. Se a bactéria ainda estiver presente, o médico pode aconselhar uma nova terapia antibiótica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!