A colecistectomia é a cirurgia para remoção da vesícula, indicada para problemas como os conhecidos cálculos biliares. Após a cirurgia, algumas reações podem levar à síndrome pós-colecistectomia, caracterizada por sintomas variados, principalmente, dor abdominal.
Este texto tem objetivo de esclarecer essa questão, explicando, em primeiro lugar, a função da vesícula.
Problemas na vesícula
A vesícula, localizada abaixo do fígado, tem o importante papel de armazenar a bile, substância essencial para o processo da digestão. Quando ela apresenta algum desequilíbrio, originam-se pedras, caracterizando um quadro denominado pedras ou cálculos biliares.
Causas
Os problemas da vesícula podem ser desencadeados por uma predisposição genética, mas os hábitos de vida têm forte ligação com o desenvolvimento deles, podendo incluir:
- ingestão excessiva de gordura e carboidratos;
- alimentação pobre em fibras;
- sobrepeso e obesidade;
- sedentarismo;
- tabagismo;
- hipertensão;
- diabetes;
- desequilíbrio hormonal.
Manter uma rotina saudável, com prática regular de atividade física e dieta balanceada, é uma importante medida preventiva.
Sintomas
Alguns sinais dos cálculos biliares são:
- dor na região direita do abdômen, principalmente após as refeições;
- febre alta;
- diarreia;
- falta de apetite;
- enjoo e vômito;
- pele e olhos amarelados.
Quando esses sinais surgirem, é imprescindível consultar um médico, para que seja tomada uma providência o quanto antes, prevenindo agravamento.
Tratamento cirúrgico
Quando ocorre o acúmulo de pedras na vesícula e consequentes complicações, há indicação para a cirurgia de remoção do órgão, denominada colecistectomia.
O procedimento pode ser feito de forma convencional, por meio de uma incisão no abdômen ou por laparoscopia, procedimento menos invasivo, em que são feitas apenas quatro pequenas incisões.
A laparoscopia costuma reduzir o tempo da operação e favorecer o período pós-cirúrgico, uma vez que os cortes são menores. Ambos os métodos utilizam anestesia geral.
A síndrome pós-colecistectomia
Por mais que a cirurgia de tratamento dos cálculos biliares seja segura e eficaz, em parte dos casos, pode haver complicações.
A síndrome pós-colecistectomia é um reflexo da remoção da vesícula, porque a bile perde seu principal local de armazenamento. Assim, alguns sintomas semelhantes ao problema anterior podem se manifestar na região do abdômen, incluindo:
- cólica;
- diarreia;
- náusea e vômito;
- gases.
As pessoas que apresentam essa condição após a cirurgia devem consultar o médico o quanto antes. Em linhas gerais, o problema pode ser administrado com uso de medicamentos e mudanças na alimentação.
Reduzir o volume de comida ingerido, por exemplo, fazendo mais refeições ao longo do dia, é uma das estratégias a serem adotadas. Consumir probióticos é uma alternativa para beneficiar o trato digestivo e administrar a síndrome pós-colecistectomia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!