cirurgia bariátrica

10 mudanças na alimentação pré-cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica — ou cirurgia de redução de estômago, como é comumente conhecida — é um procedimento cirúrgico realizado por um médico, com o objetivo de reduzir o estômago do paciente com obesidade mórbida, limitando assim a quantidade de alimentos que serão ingeridos e, consequentemente, ocasionando a eliminação de peso. Pessoas muito obesas — com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40 —  ou até mesmo indivíduos com um IMC 35 ou superior, mas que possuem uma condição de saúde que possua relação com a obesidade, como cardiomiopatia ou diabetes tipo 2, são postulantes à realização da cirurgia bariátrica. Para que haja sucesso na cirurgia de redução de estômago — ou seja, para que os benefícios sejam alcançados —  é necessário mudar os hábitos.

Novos hábitos alimentares pré-cirurgia bariátrica

Essa vida nova que virá deverá começar antes mesmo do processo cirúrgico, e deve ser iniciada com uma alimentação balanceada e saudável. O período que antecede a cirurgia bariátrica requer diversos cuidados ao paciente, que deverá não apenas se preparar para a cirurgia como também procurar se adaptar à nova rotina de vida que terá após o procedimento cirúrgico. Normalmente, o candidato a cirurgia de diminuição do estômago,tem o hábito de comer bastante — principalmente alimentos ricos em gordura — , mas depois de confirmada a cirurgia ele terá que começar a mudar radicalmente seus hábitos alimentares e, para isso, deverá ser acompanhado e orientado pelo nutricionista. A seguir, veja 10 mudanças que deverão ser seguidas na alimentação pré-operatória.

1. Ingerir bastante água

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, visto que ela representa cerca de 60% do nosso corpo. Portanto, é recomendada a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia.

2. Preferir os produtos light

Os alimentos light apresentam em sua composição uma redução de até 25% de alguns nutrientes em comparação aos alimentos convencionais, tendo seu teor calórico diminuído. Por essa razão, são mais indicados para a diminuição do peso.

3. Abolir o refrigerante

O refrigerante é um composto rico em açúcar que prejudica a saúde e contribui para o aumento de peso. Dessa forma, prefira o consumo de bebidas naturais.

4. Optar por cereais integrais

Os cereais integrais preservam os nutrientes naturais dos alimentos e, além disso, geram energia para o corpo através dos carboidratos, gorduras boas, vitaminas, fibras e minerais. Por esse motivo, é importante incluí-los em sua dieta.

5. Alimentar-se a cada 3 ou 4 horas

Ao se candidatar para a cirurgia de redução de estômago, é preciso comer a cada 3 ou 4 horas, em pequenas quantidades, para evitar o famoso “ataque” de fome.

6. Diminuir ou cortar o consumo de bebidas alcoólicas

São muitos os benefícios ao diminuir ou abolir a ingestão de bebidas alcóolicas. Entre eles, podemos citar a melhora do funcionamento do aparelho digestivo e a diminuição o peso. Então, evite o máximo possível.

7. Reduzir a quantidade das porções

A diminuição das porções ingeridas, aliada a alimentação sem pressa, ajudam na perda de peso.

8. Não fazer uso do açúcar comum

Também é recomendado substituir o açúcar refinado por adoçantes que contenham as substâncias sucralose ou stévia, pois essas substâncias conservam o valor calóricos dos alimentos e contribuem para a redução de peso e controle da glicose.

9. Abolir os alimentos fritos

Prefira os grelhados que não utilizem óleo, pois isso torna os alimentos muito mais saudáveis, auxiliando bastante na perda de peso.

10. Fuja dos alimentos industrializados

Os alimentos industrializados prejudicam bastante o organismo de todos, e —  se tratando de uma pessoa que irá realizar o procedimento da cirurgia bariátrica — o cuidado precisa ser redobrado, pois, além de tudo, devido aos muitos aditivos presentes, proporcionam o aumento de peso. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp