cirurgia bariátrica

Como será a sua vida pós-cirurgia bariátrica?

Depois de realizar a cirurgia bariátrica, o paciente se alimentará através do soro pela veia e, somente dois dias após o procedimento, poderá ingerir líquidos, porém em pequena quantidades e com intervalos de aproximadamente 20 a 30 minutos, devido a sensibilidade do estômago operado.

Normalmente, uma semana após a cirurgia, o estômago começa a tolerar bem os líquidos ingeridos pelo paciente. Em virtude disso, o paciente já poderá comer alimentos pastosos, como, por exemplo, mingau ou purê de batata.

Em relação aos alimentos sólidos, somente aproximadamente um mês após a intervenção cirúrgica — e com o auxílio do médico — é que o paciente poderá dar início ao consumo.

É importante lembrar que a ingestão de alimentos sólidos deverá ser em quantidades pequenas e que eles devem ser muito bem mastigados para impedir que seja consumida uma quantidade de alimento maior que o “novo” estômago possa suportar.

A rotina após a cirurgia bariátrica

Veja, a seguir, como será a rotina logo após a intervenção cirúrgica.

Curativos

A nova rotina de vida do paciente operado começa com os devidos cuidados com os curativos para proteger o local do corte na região do abdômen.

 As recomendações principais envolvem não molhar o curativo e, após a retirada dos pontos, fazer uso diariamente de um creme hidratante, para hidratar a região operada.

Incômodos e dores

No primeiro mês após a cirurgia é normal o paciente sentir alguns incômodos, entretanto, esses sintomas tendem a diminuir com o passar dos dias.

Em alguns casos podem também acontecer dores no abdômen, diarréia e vômitos. A fim de aliviar os sintomas a utilização de faixa abdominal e analgésicos são indicadas pelo médico.

Caso o paciente tenha ânsia de vômito depois as refeições, mesmo se alimentando da forma recomendada, assim como febre, infecção no corte cirúrgico, problemas no intestino ou dores que não aliviam com os remédios, será necessário procurar ajuda médica especializada.

Dieta balanceada

Após a cirurgia bariátrica, o estômago fica muito sensível. Devido a essa condição, a alimentação será retomada de forma gradativa.

Como foi dito anteriormente, nos 2 primeiros dias após a procedimento cirúrgico, o paciente se alimentará somente através do soro pela veia. Ultrapassada essa etapa, os alimentos líquidos poderão ser ingeridos em pequenas quantidades e, depois da adaptação do estômago, inicia-se a alimentação na forma pastosa.

Passados 30 dias da cirurgia, o paciente poderá começar a se alimentar com alimentos de forma sólida, como arroz, feijão, legumes cozidos, pães integrais, queijos magros, frutas e carnes magras. Mas sempre de forma bem moderada e os mastigando bastante.

Atividade física

A atividade física deve ser inserida na rotina do paciente de forma gradativa. Uma semana após a cirurgia, ele já terá condição de realizar atividades comuns no dia a dia, como subir escada, por exemplo.

A partir da segunda semana pós-cirurgia bariátrica, o paciente já poderá dirigir e caminhar. Passadas essas etapas, com o apoio do médico e de um profissional de educação física qualificado, o paciente deve começar a prática dos exercícios físicos, a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp