pedra na vesícula

6 sintomas que podem indicar que você está com pedras na vesícula

As pedras na vesícula são formadas por cristais de colesterol endurecidos que variam de tamanho e quantidade, alojando-se dentro do órgão ou no canal. Dessa maneira, bloqueiam o ducto biliar. Quando as pedras interrompem a passagem da bile para o intestino, várias anomalias se desenvolvem. Surge, então, uma série de sinais e sintomas que precisam de atenção. Como consequência de uma patologia avançada, algumas situações podem ser dolorosas e chegar a incapacitar funcionalmente um indivíduo. Por isso, podem-se fazer necessárias intervenções imediatas. Confira neste post 6 sintomas que podem indicar a ocorrência de pedras na vesícula.

Sintomas de pedras na vesícula

1. Dor no abdômen

Na incidência de pedras na vesícula, o abdômen emite sinais de dor, especificamente na sua região média ou superior direita. Na maioria dos casos, no entanto, a dor varia de intensidade podendo ser leve, moderada e intensa. É comum também a frequência dos episódios, principalmente quando há consumo de alimentos com alto teor de gordura.

2. Náusea ou vômito

A incidência de náusea ou vômito está relacionada a um número muito grande de enfermidades. Sendo assim, precisa ser interpretada por um especialista. No entanto, a náusea e o vômito podem aparecer devido aos cálculos na vesícula biliar. É forte evidência, especialmente se ocorrem logo após o consumo de alimentos gordurosos. Conforme a patologia torna-se crônica, as náuseas e vômitos são mais frequentes.

3. Febre ou calafrio

A febre é uma resposta do organismo a inflamações no corpo todo. Quando acontece um quadro de inflamação na vesícula biliar, pode surgir febre, assim como calafrios.

4. Alterações nos movimentos intestinais

As alterações no processo digestivo acontecem no intestino quando ele deixa de receber os líquidos que ajudam na digestão, como a bile, por exemplo. Essas alterações representam sintomas que podem ser sentidos com maior frequência quando se consome mais gordura. São devidas à ineficiência da vesícula ou obstrução nos ductos biliares, que são as vias de transporte da bile.

5. Alterações na urina

Um dos sintomas mais comuns em indivíduos com pedras da vesícula é a alteração da cor da urina, devido à inflamação nos ductos. Isso pode causar, ainda, acúmulo da bile no fígado, agravando potencialmente outros problemas.

6. Icterícia

A icterícia é uma modificação na coloração da pele. Acontece por causa de um aumento considerável de concentração de bilirrubina no sangue, em resposta à inflamação da vesícula. É bem simples de ser identificada. Ocorre alteração aguda na cor da pele, que fica bem amarelada.

7. Dor nas costas e ombro direito

Em casos mais avançados, sintomas como dor nas costas, especificamente na região da vesícula, bem como dor no ombro direito podem ser sinais indicativos de pedra na vesícula. Qualquer pessoa com os sintomas citados acima deve procurar atendimento médico e, com o intuito de confirmar o diagnóstico. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp