Você já ouvir falar em pancreatite? Essa doença afeta muito mais pessoas do que você imagina. Saiba tudo sobre ela, a seguir:
O que é pancreatite crônica?
A pancreatite crônica é uma doença progressiva caracterizada por inflamação contínua do pâncreas. Com o tempo, ocorrem danos irreversíveis ao tecido pancreático.
Sintomas e complicações variam de pessoa para pessoa, portanto, os tratamentos são adaptados às necessidades de cada caso apresentado.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da pancreatite podem ser:
-
Dor abdominal crônica e debilitante. A dor é o sintoma mais comum de pancreatite crônica. A dor pode aumentar depois de ingerir comida ou bebida, e diminui ao jejuar ou sentar e se inclinar para a frente. No entanto, algumas pessoas com pancreatite crônica relatam pouca ou nenhuma dor.
-
Náuseas e vômitos.
-
Fezes irregulares. O dano ao pâncreas reduz a produção de enzimas pancreáticas que ajudam a digestão, o que pode ensejar desnutrição. As gorduras e os nutrientes não são absorvidos adequadamente, levando a fezes mais soltas e com gordura.
-
Perda de peso
-
Diabetes. A pancreatite crônica pode afetar a capacidade do pâncreas de produzir insulina para regular os níveis de glicose, levando ao diabetes. Os sintomas da diabetes incluem aumento da fome e da sede, micção frequente, perda de peso e fadiga.
Causas
Embora a causa exata da pancreatite crônica permaneça um pouco misteriosa, sabe-se que o risco de desenvolver pancreatite crônica é aumentado por uma série de fatores, incluindo:
-
consumo de álcool (o fator de risco mais frequente para desencadear pancreatite)
-
tabagismo (dependendo da quantidade, pode ser uma causa para a pancreatite)
-
mutações genéticas estão sendo reconhecidas mais frequentemente, como na pancreatite hereditária.
-
excesso de triglicerídeos ou de cálcio no sangue
-
destruição autoimune do pâncreas (pancreatite autoimune)
Quais tratamentos estão disponíveis?
Como cada caso é diferente, o tratamento é adaptado de acordo com os sintomas e a causa da pancreatite crônica. A maioria dos planos de tratamento inclui medicamentos para administrar a dor e de procedimentos para compensar a falta da função pancreática, a fim de se assegurar uma nutrição adequada. Outros tipos de terapias também podem ser realizadas, a depender do caso.
Como alguns pacientes com pancreatite crônica desenvolvem diabetes, o manejo adequado dessa condição com insulina e modificações na dieta são importantes.
Ou seja, todos os casos de pancreatite crônica são diferentes – dependendo da causa, da extensão da doença e da saúde geral do paciente. Assim, é necessário que ao primeiro sinal de mal-estar você procure um especialista qualificado para diagnosticar a doença, se ela realmente existir.
Logo, é muito importante procurar ajuda médica e jamais tentar utilizar tratamentos caseiros ou medicamentos por sua conta e risco, o que pode até mesmo piorar a sua situação.
São necessários cuidados de acompanhamento em longo prazo para garantir que os pacientes retomem a saúde.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!