obesidade

5 dicas para prevenir a obesidade

A obesidade tem sido considerada uma pandemia moderna, atingindo um número significativo de países e milhões de pessoas ao redor do mundo. Esse cenário se agrava ainda mais quando se observa que o problema atinge todas as idades. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 em cada 3 crianças e 1 em cada 2 adultos são afetados por essa condição. Por outro lado, com um pouco de dedicação e um pouco de atenção no dia a dia, é possível prevenir a obesidade e garantir uma vida repleta de saúde agora, e no futuro, sem grandes esforços. Quer saber como? Confira as dicas abaixo!

Como prevenir a obesidade

1. Manter-se ativo

O jeito mais fácil e mais comum para prevenir a condição em análise é procurar ter um estilo de vida ativo. Ações simples, como andar no parque, correr, ir a pé para o trabalho, preferir escadas ao elevador ou fazer exercícios em casa, são práticas que podem ser integradas em qualquer rotina e que fazem uma enorme diferença em médio e longo prazos.

2. Ter cuidado com dietas

Dietas da moda ou muito restritivas não são nem um pouco recomendadas por especialistas. Prevenir o excesso de peso e perder peso comendo de tudo é possível, bastando apenas que a pessoa seja orientada por um nutricionista. No caso das dietas, o cuidado com elas se deve à ineficiência e aos perigos que elas representam. A pessoa até pode perder peso, mas, por outro lado, pode ficar debilitada e mais sujeita a problemas de saúde devido ao organismo estar fraco. Além disso, sem reeducação alimentar, é bem provável que ela ganhe peso pouco tempo depois da dieta. A dica é sempre procurar um profissional de saúde especialista na área, para que seja desenvolvida uma rotina alimentar que garanta tudo de que o corpo precisa!

3. Controlar o consumo de alimentos de origem animal

Os alimentos de origem animal são excelentes fontes de proteínas e de boa parte das vitaminas de que o organismo humano precisa. Porém, eles não contam com fibras e ainda podem representar um risco, devido à grande quantidade de calorias e ao excessivo teor de gorduras saturadas. Então, eles devem ser consumidos com moderação. Sempre que possível, deve-se dar preferência para carnes magras.

4. Evitar bebidas industrializadas

Refrigerantes, sucos e outros tipos de bebidas industrializadas apresentam altos índices de açúcar, corantes e conservantes. O consumo diário delas acaba interferindo no organismo da pessoa, contribuindo para o aumento de peso. Por isso, para prevenir o ganho excessivo de peso, optar por sucos e chás naturais, preferencialmente sem ou com pouco açúcar, é o ideal.

5. Consumir alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras e proteínas ajudam na sensação de saciedade por mais tempo. Em outras palavras, consumi-los evita que a pessoa belisque comida a todo momento, algo que apenas contribuirá para que ela coma além do que deve e até mesmo o que não deve. Por fim, vale a pena ter atenção ao comportamento na hora de comer. Por exemplo, deve-se evitar comer em frente à televisão ou em locais muito movimentados, isso porque, como a pessoa está comendo sem prestar atenção, pode acabar ingerindo mais do que precisa sem perceber e estar dando os primeiros passos para um quadro futuro de obesidade. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp