gastrite

Gastrite: sintomas, causas e tratamentos

A gastrite é um problema muito comum e que afeta milhares de pessoas, pois causa desconforto estomacal.

Saiba tudo sobre essa doença acompanhando o artigo, como sintomas, causa e tratamento.

O que é Gastrite?

Enquanto o termo gastrite abrange um amplo espectro de questões, em palavras simples, refere-se à inflamação do revestimento da mucosa do estômago.

A apresentação clínica da doença é mais ou menos a mesma em cada tipo, com dores graves que ocorrem em episódios, dentre outros sintomas.

Enquanto todas as faixas etárias são afetadas pela gastrite, a incidência da infecção por H.pylori aumenta com a idade. Problemas com saneamento básico aumentam os níveis de infecção. A doença pode ser crônica ou aguda e se não tratada pode causar úlceras, perfurações e até câncer de estômago.

Causas da gastrite

Um forro da mucosa debilitada ou danificada permite que o suco digestivo irrite o estômago, resultando em inflamação, inchaço e dor. Uma série de fatores são responsáveis ​​pela ocorrência de gastrite, como:

  • infecção bacteriana
  • tuberculose
  • sífilis secundária
  • genética
  • tabagismo
  • estresse
  • uso de drogas
  • uso de medicamentos como aspirina, ibuprofeno e outros.
  • álcool
  • cafeína
  • infecções
  • refluxo biliar
  • isquemia
  • intoxicação alimentar

Em caso de sintomas persistente e desconforto, não insista em tratamentos caseiros. Procure um médico o mais rápido possível, para evitar complicações como úlceras, problemas renais, dentre outros.

Sintomas

A gastrite é uma inflamação do estômago caracterizada por lesões múltiplas no revestimento mucoso, causando sintomas semelhantes as úlceras.

Os sintomas podem incluir uma sensação de queimação e pesada no fundo do estômago, náuseas leves, vômitos, perda de apetite e fraqueza. Em casos graves, pode haver sangramento no órgão, o que pode resultar em anemia.

Algumas pessoas com este distúrbio, especialmente usuários crônicos de aspirina, podem não mostrar sintomas aparentes até que a doença tenha avançado. Um diagnóstico preciso pode ser feito pela inspeção visual do estômago como por meio de endoscopia, por exemplo.

Tratamento

O tratamento contra gastrite exige uma mudança no estilo de vida, hábitos alimentares, tomar medicamentos e outros. Uma vez que a questão subjacente é tratada com sucesso, os sintomas desaparecem por conta própria. Deve-se evitar a ingestão de gorduras, fazendo uma dieta especial.

Nem todos os pacientes são afetados da mesma maneira. Por conseguinte, é de extrema importância fazer um plano de dieta ou de refeições próprio que se adapte ao seu corpo e necessidades.

A vitamina C é um importante fitonutriente e as evidências sugerem que o ácido ascórbico pode desempenhar um papel protetor contra alguns tipos de gastrite. O uso de lactobacillus e outros probióticos pode ajudar no combate à doença, dentre outras atitudes que o paciente pode tomar.

Manter-se saudável é uma excelente forma de prevenir a gastrite, bem como ter uma vida melhor. Por isso, evite usar as substâncias que podem causar gastrite. Ao primeiro sinal, procure um médico de confiança para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento, se for o caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp