fígado

Conheça 7 doenças que afetam o fígado

Quando pensamos em doenças que afetam o fígado, normalmente vêm à mente duas principais: hepatite e cirrose. Isso é explicado, visto que dados da Organização Mundial da Saúde estimam que 325 milhões de pessoas no mundo sofrem hepatite B e C, resultando em mais de 1,34 milhão de mortes no ano. No entanto, muitas outras enfermidades podem acometer o fígado. Algumas são totalmente desconhecidas da população. Este texto trata sobre as principais doenças que podem afetar esse órgão Acompanhe em seguida.

Sintomas clássicos de doenças no fígado

Apesar de as doenças afetarem o fígado de forma diferente, a maioria apresenta sintomas em comum. Os mais habituais são:
  • febre;
  • icterícia;
  • dor no abdômem;
  • náuseas;
  • sangramento;
  • urina escura.

Principais doenças do fígado

Conheça agora as sete principais doenças que acometem o fígado.

Encefalopatia hepática

Trata-se de deterioração da função cerebral, quando substâncias tóxicas que deveriam ser eliminadas pelo fígado se acumulam no sangue e chegam ao cérebro. Normalmente, a doença acomete pessoas que já sofrem hepatite ou cirrose, mas também pode acometer indivíduos com quadros infecciosos ou de desidratação.

Esteatose hepática

A esteatose hepática, também conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica, é o acúmulo de gordura no fígado. Quando a gordura no fígado tem índice maior que 5%, a doença deve ser tratada. Essa condição é causada, na maioria dos casos, por um estilo de vida pouco saudável, decorrente de alimentação rica em gorduras, sedentarismo, bem como níveis altos de glicose e colesterol. Normalmente não apresenta sintomas e é tratada com a adoção de hábitos saudáveis.

Doenças autoimunes

A colangite biliar primária e colangite esclerosante primária são doenças autoimunes que atingem o fígado. Ambas causam destruição progressiva dos canais biliares e são de difícil diagnóstico, pois os sintomas não são atribuídos a males do órgão, como coceira, fadiga e dor nas articulações.

Hemocromatose

A hemocromatose é uma doença rara, que produz excesso de ferro em diversos órgãos, principalmente o fígado, pâncreas e coração. A doença pode gerar complicações como, por exemplo, intoxicação, cirrose e câncer. Existem dois tipos de hemocromatose: a hereditária e a causada por fatores como anemia e alcoolismo.

Câncer de fígado

O câncer de fígado é causa de quase 10 mil mortes por ano no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). São dois tipos de câncer: o primário, que começa no próprio órgão, e o secundário, que é fruto de uma metástase, normalmente decorrente de tumores no intestino grosso ou no reto.

Doença de Wilson

Trata-se de um distúrbio genético que gera o acúmulo de cobre no organismo, principalmente no fígado, cérebro e olhos. Os sintomas mais comuns são inchaço, fadiga e dor abdominal.

Síndrome de Gilbert

A síndrome de Gilbert é uma doença hereditária, que acomete mais de 150 mil pessoas no Brasil, por ano. Ela é causada por uma redução nas enzimas de processamento de bilirrubina no fígado. Visto que é assintomática, muitos casos só são diagnosticados por acaso, durante a realização de exame de sangue. Normalmente não acarreta consequências nem gera complicações, por isso, não precisa de tratamento. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp