emagrecimento saudável

5 benefícios da água no emagrecimento saudável

A ingestão de água é uma recomendação básica de cuidado com a saúde. Nosso organismo precisa estar hidratado para funcionar corretamente. Porém, os benefícios da água não param por aí, pois ela tem papel importante no emagrecimento saudável.

Você já havia ouvido falar nisso? Entende como a água pode ajudar na perda de peso? Então, continue a leitura.

Benefícios da água no emagrecimento saudável

Neste post, vamos listar os principais impactos positivos ao manter-se hidratado. Confira!

1. Reduz a sensação de fome

Embora não tenha valor calórico, a água é uma importante aliada na diminuição da sensação de fome. Isso porque, ao ser ingerida, ela ocupa volume no estômago, trazendo a ideia de saciedade para o cérebro.

No entanto, essa sensação se mantém por um curto período. Ademais, é comum que muitas pessoas confundam a fome com a sede. Por isso, ao sentir vontade de comer algo, opte pela ingestão de água. 

2. Auxilia na digestão

Outro benefício da água para o emagrecimento saudável é a contribuição que presta para o processo de digestão. Quando bebemos pouca água, os órgãos do trato digestivo precisam trabalhar mais.

Além disso, a desidratação faz com que o intestino grosso, responsável por absorver a água dos alimentos, retenha a comida por mais tempo, provocando uma prisão de ventre. Para usufruir dos benefícios da reeducação alimentar, a absorção dos nutrientes precisa ocorrer naturalmente. Por isso, mantenha-se hidratado.

3. Acelera o metabolismo

Uma das principais contribuições da hidratação para o emagrecimento saudável é a aceleração do metabolismo. Isso porque a água influencia na termogênese do corpo e, consequentemente, no processo metabólico.

Ademais, estudos apontam que o consumo de 500 ml de água à temperatura ambiente de 22 °C acelera em 30% o metabolismo. Esse teste apresentou os mesmos resultados tanto em homens quanto em mulheres. 

4. Melhora o rendimento físico

Ao manter a ingestão adequada de água, você está hidratando os músculos. Com isso, há uma diminuição do risco de lesões esportivas e aceleração no processo de recuperação muscular, benefícios importantes para atletas e praticantes de esportes.

Neste sentido, estar hidratado influencia diretamente no emagrecimento saudável. O indivíduo consegue ter um rendimento físico melhor nos treinamentos e, com a recuperação rápida, pode manter uma boa frequência da prática.

5. Evita a desidratação

A desidratação é a consequência da baixa ingestão diária de água. Quando o organismo está desidratado, a maioria dos órgãos tem o seu funcionamento alterado, o que pode afetar diretamente na perda de peso e no processo de emagrecimento saudável.

Ademais, a desidratação impacta diretamente no metabolismo, deixando-o mais lento. Com isso, é provável que haja o aumento do peso corporal. Outrossim, a deficiência de água também prejudica o rendimento na realização de atividades físicas.

Então, para evitar a desidratação, consuma a quantidade adequada de água. Embora existam algumas diferenças entre a necessidade diária de homens e mulheres, recomenda-se que a ingestão de água seja de 35 ml por quilo de peso corporal.

Assim, como você pode perceber, a ingestão correta de água presta grande contribuição para o emagrecimento saudável. Porém, manter-se hidratado produz benefícios ainda mais importantes para nossa saúde, como, por exemplo, afastando o risco de doenças.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

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